Pastor Jhonata Souza

Minha foto
Feira de Santana, Bahia, Brazil
Jhonata Souza é Conferencista, Escritor, Bacharel em Teologia, Bacharelando em Psicologia e Pastor ligado a CONFRAMADEB e a CGADB. É também o fundador do Ministério Evangelístico Fogo e Glória, um Ministério responsável pela evangelização, restauração, libertação e salvação de vidas.

Sermões

     Foi com muito prazer e grande satisfação que preparei esta página de sermões, nela você encontrará e, desejar, até desfrutar de algumas mensagens que tenho recebido de Deus. O nosso propósito é compartilhar das bênçãos advindas dos céus com todos vocês, te peço que fique bastante avontade e leia e medite, então, seja muito abençoado por Deus.
    Estaremos sempre atualizando esta página afim de mante-los informados sobre os novos temas e esboços, sem sombras de dúvidas Deus continuará com Suas mãos estendidas provendo o Pão para os seus filhos e sementes para os semeadores, pois a obra não pode parar.


    1 -   NICODEMOS; Faltava-lhe uma coisa...
    Durante o ministério do Senhor Jesus, coisas extraordinárias aconteceram, entre elas podemos ressaltar o encontro misterioso de Nicodemos com o Mestre sob a escuridão daquela tenebrosa, porém especial, noite fria. O evangelista São João descreve essa história no cap.3:1- do evangelho que leva o seu nome com grande riqueza de detalhes para a nossa boa compreensão.
Quem era NICODEMOS?
   Segundo o Doutor R. N. Champlin, o significado do nome Nicodemos, oriundo de um apelativo grego, é o conquistador do povo. Ele era um fariseu, o que significa que vivia dentro das normas religiosas mais rígidas possíveis, sabe-se que nem todos os fariseus eram hipócritas e Nicodemos era uma prova viva disto, desfrutava de um bom conceito entre os Israelitas e tinha grande influência entre os líderes eclesiásticos e foi fortemente atraído a Jesus por meio dos milagres que Ele operava.
    É muito importante ressaltar que este homem tinha algumas coisas em sua vida que poucas pessoas as tem, entretanto, faltava-lhe uma muito mais importante. Mas o que Nicodemos tinha de tão importante assim?
    Primeiro, Nicodemos tinha uma boa reputação social era um homem de muito prestígio em Israel, coisa que desde o princípio é muito raro entre os homens, todavia ele o tinha. Temos que reconhecer que o indivíduo não era qualquer um, muito menos um miserável ou um peregrino e que de certa forma era uma pessoa muito importante.
   Segundo, ele fazia parte de um dos grupos mais importante daquela época o Sinedrim (grego) ou Sinédrio, segundo Champlin o mais alto Tribunal Eclesiástico e Civil de Israel. Não era para qualquer um se torna membro do Sinédrio, o candidato deveria preencher uma gama de requisitos extremamente rigorosos e Nicodemos os preencheu.
   Terceiro, Nicodemos tinha percepção, e o que é percepção? O dicionário Aurélio define percepção como o ato, efeito ou faculdade de perceber. O filosofo Aristóteles, que também era cientista, frisava a percepção como o principal modo de tomar conhecimento das coisas. Enquanto muitos não tiveram a capacidade de ver naquele izímio carpinteiro alguma coisa boa e diferente, Nicodemos foi capaz de ver no meigo nazareno algo excepcional e extraordinário. Ele, diferente dos outros, percebeu que Jesus era um Mestre por Excelência vindo da parte de Deus, não só isso, ele também viu que O Deus dos patriarcas o Todo Poderoso o Eterno era com Ele, pois do contrário não seria capaz de realizar tantos milagres. Nicodemos tinha uma boa percepção por isso viu o que muitos ainda hoje não tiveram a capacidade de ver ou perceber.
   Quarto, ele era um didáskalos ou mestre em Israel, este simples fato aponta o grau de instrução de Nicodemos a sua capacidade intelectual e o seu preparo teológico para o exercício da função. Nicodemos trazia no bojo da sua existência um grande leque de conceitos e informações acerca do judaísmo, religião da qual fazia parte, obviamente que conhecia com muita precisão acerca das leis expressas no Antigo Testamento o que era obrigação de todo bom mestre.
   Ao verificarmos esses pontos na vida de Nicodemos poderíamos até concluir que o tal era um indivíduo perfeito sem necessidades, sem problemas e que sobre tudo era um homem espiritual com bom senso e discernimento. No entanto, não é bem isso que podemos concluir, apesar de tudo que ele já tinha faltava-lhe o mais importante, o imprescindível. Você pode está se perguntando, mas o quê ? Vou lhe explicar agora.
Faltava-lhe nascer de novo
   Embora Nicodemos tivesse todas essas qualidades, fosse oriundo de uma família tradicional e abastada e ainda desfrutasse de algumas regalias em Israel, faltava-lhe o imprescindível. Logo que se encontrou com Jesus pôde ouvir uma verdade extraordinária. Respondeu-lhe Jesus: "Em verdade , em verdade te asseguro que , se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" Jo 3:3. Simplesmente, só lhe faltava nascer de novo, Nicodemos não compreendeu o que Jesus quis dizer e pensou que fosse necessário ao indivíduo, depois de crescido, voltar ao ventre da sua mãe, no entanto, Cristo lhe falava de um nascimento diferente, do nascimento do novo homem o homem espiritual, do alto.
   Jesus não está se referindo ao batismo nas águas, e sim, a uma nova vida nEle. O apóstolo Paulo fala sobre isso em Romanos 6, o Mestre estava falando da necessidade de morremos para o mundo e nascermos de novo e vivermos só para o seu reino, em Rm 6:6-8 está escrito: "Pois temos conhecimento de que a nossa velha humanidade em Adão foi crucificada com Ele, a fim de que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, para que nunca mais venhamos a servir ao pecado. Porquanto, todo aquele que morreu já foi justificado. E mais, se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos!".
    Não importa o que temos nem o que somos, é preciso entender que se queremos fazer parte do reino do Rei dos reis e Senhor dos senhores, do Deus Todo Poderoso necessário nos será nascer de novo. Não mais da carne nem do sangue, mas da água e do Espírito para, então, vivermos a verdadeira vida em Deus.
   E a boa notícia é que se você ainda não teve esta experiência pode, neste momento, a ter para a glória de Deus. É só confessar a Jesus como o seu Senhor e Salvador e entregar toda a sua vida nas mão dEle. Nicodemos fez esta opção, deixou tudo, e teve o grande privilegio da nascer de novo, faça você o mesmo também.
   Deus vos abençoe grandemente!
   Pr. Jhonata Souza.



ORAÇÃO
Uma necessidade e não uma opção para Cristão
I Tm 2:1-5
   O que é a oração? Porque o cristão deve orar? O que acontece com o cristão que não ora? Quais os benefícios que o cristão obtém quando exerce e prática a oração?
 Toda oração é um diálogo e não um monólogo. Na oração nós falamos com Deus e Ele fala conosco.
  O Senhor Jesus Cristo nos deu um grande exemplo de vida de oração e nos incentivou a buscar ter uma vida  de oração
Mc 1:35 De madrugada, em meio a escuridão, Jesus levantou-se, e saiu da casa e retirou-se para um lugar deserto, onde ficou orando.
Mt 26:41 Jesus pede para orarmos e vigiarmos...
Lc 18:1 Jesus fala sobre o deve de orar sem jamais esmorecer...
O apóstolo Paulo também fala muito sobre oração em suas epistolas.
Rm 12:12 ...mas perseverai em oração. I Ts 5:17 Ele ensina orar sem cessar...
Mas existem muitos obstáculos para se ter uma vida dedicada à oração.
 As ocupações diárias. (trabalhos, faculdade, escola, fofocas, lazer...)
 O cansaço físico. (ex. Jesus e os discípulos no gtsêmani.)
 A televisão e a internet.
 As potestades e os principados malignos. (Daniel e o príncipe Persa.)
Os benefícios que a oração traz para o cristão e a igreja.
1. A oração fortalece nossa comunhão com Deus. (ex. Abraão, Daniel, Elias...)
2. O poder da oração abre os nossos olhos espirituais. ( II Rs 6:14- )
3. O poder da oração liberta os encarcerados. (Atos 12: 5- )
4. O poder da oração movimenta as coisas. (Atos 4:31- )
5. O poder da oração faz com que Deus mande-nos chuvas de bênçãos.(I Rs 18:4-)
6. O poder da oração nos faz triunfar sobre os nossos inimigos. (II Cr 20:1-)
7. O poder da oração subjuga os demônios. ( Mt 17:21-)
8. O poder da oração cura os enfermos. ( Tg 5:15)
As orações dos santos chegam sempre ao trono de Deus. ( Ap 5:8 )
“Todos os grandes homens e mulheres de Deus foram pessoas de muita oração.”
“Todo grande avivamento é precedido por muita oração do povo de Deus.”
  Pr. Jhonata Souza.

Precisa-se de um Homem

"Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças a ver se podeis achar um homem, se há alguém que pratique a justiça, que busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela." Jeremias 5:1
Introdução:
A história de Diógenes, em pleno dia, em Atenas, com uma lanterna acesa à procura de um homem.
I - A idéia popular de um homem na concepção humana.
• Riqueza.
• Aparência.
• Sabedoria, gênio.
• Força, poder.
II - A idéia divina o que Deus quer.
• O que procura conhecer a verdade. Jeremias 9:23-24
• O que procura fazer o que é justo e direito. Atos 13:22; João 1:6
• O que tem um caráter impoluto. Lucas 7:24-25; 3:4-5
III - O valor de um Homem.
• Divina capacidade no homem.
• A salvação é levada a efeito através do homem.
• Jesus teria morrido por uma só pessoa, se necessário, mostrando assim o valor do homem aos olhos de Deus.

As Cinco Maneiras de Afastar o Seu Filho da Igreja

1º - Diante das menores dificuldades, tais como, indisposição, chuva, frio, cansaço, não vá aos cultos. Com isso seu filho vai crescer com a idéia de que freqüentar as reuniões não é assim tão necessário.
"... e considerem-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Hebreus 10:24,25

2º - Quando estiver à mesa ou reuniões da família, faça comentários ou críticas ao ensino do pastor ou líderes. Com isso seu filho crescerá não tendo respeito por eles, nem dando créditos aos seus ensinos.
"Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós". I Tessalonicenses 5:12,13

3º - Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer outro. Afinal que valor há em aplicar princípios da palavra de Deus a todos os aspectos da vida familiar.
"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te." Deuteronômino 6:6,7

4º - Gaste diante da TV todo seu tempo que passa em casa, ao invés de separar parte dele para a leitura da Bíblia e oração. Basta apenas orar na hora das refeições. Com certeza seu filho aprenderá que, orar e estudar a palavra de Deus não tem nenhum valor pra você.
"E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir.." Deuteronômino 17:19

5º - Comente a vontade a vida dos outros membros da igreja, depois ao encontrá - los na igreja, apresse - se a cumprimentá - los com um largo sorriso. Com isso seu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia e não deseja seguir o mesmo caminho.
"...que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens". Tito 3:2
Incentive seu filho a estar sempre participando das nossas reuniões para com isso vir a receber a palavra de Deus.
" Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". Provérbios 22:6